16 de Outubro de 2008

Se a minha mãe lesse isto e escrito por mim levava um daqueles "arranques" para nunca mais esquecer!

Desta vez seria com razão, ora leiam:

 

REDAXÃO

'O PIPOL E A ESCOLA'


Eu axo q os alunos n devem d xumbar qd n vam á escola. Pq o aluno tb tem  Direitos e se n vai á escola latrá os seus motivos pq isto tb é perciso ver q á razões qd um aluno não vai á escola. Primeiros a peçoa n se sente motivada Pq axa q a escola e a iducação estam uma beca sobre alurizadas.

Valáver, o q é q intereça a um bacano se o quelima de trásosmontes é munto Montanhoso? Ou se a ecuação é exdruxula ou alcalina? Ou cuantas estrofes tem Um cuadrado? Ou se um angulo é paleolitico ou espongiforme? Hã?
 
E ópois os setores ainda xutam preguntas parvas tipo cuantos cantos tem 'os  Lesiades''s, q é um livro xato e q n foi escrevido c/ palavras normais mas q no  Aspequeto é como outro qq e só pode ter 4 cantos comós outros, daaaah.
 
Ás veses o pipol ainda tenta tar cos abanos em on, mas os bitaites dos profes  até dam gomitos e a Malta re-sentesse, outro dia um arrotou q os jovens n tem  Abitos de leitura e q a Malta n sabemos ler nem escrever e a sorte do gimbras  Foi q ele h-xoce bué da rapido e só o 'garra de lin-chao' é q conceguiu Assertar lhe com um sapato. Atão agora aviamos de ler tudo qt é livro desde o  Camóes até á idade média e por aí fora, qués ver???
 
O pipol tem é q aprender cenas q intressam como na minha escola q á um curço  De otelaria e a Malta aprendemos a faser lã pereias e ovos mois e piças de  Xicolate q são assim tipo as pecialidades da rejião e ópois pudemos ganhar um  Gravetame do camandro. Ah poizé. Tarei a inzajerar?

 

Texto (verídico) retirado de uma prova livre de Língua Portuguesa, realizada por um aluno do 9º ano, numa Escola Secundária das Caldas da Rainha (para ler, estarrecer e reflectir...!)

 

Bom se é verídico chamo à atenção para o espongiforme, escreveu muito bem não?

publicado por Praiamorena às 14:41

"Bom se é verídico chamo à atenção para o espongiforme, escreveu muito bem não?"

Bem observado. Mas há mais.

Este texto foi escrito por alguém que sabe o que está a fazer, já que a estrutura do texto, a construção frásica e estruturação da ideia estão "naturalmente" bem feitos, o que não aconteceria a uma pessoa que escrevesse com esta ortografia.

Depois foi recorrer aos comuns erros de português que as abreviaturas utilizadas no messenger e sms divulgam, e fazer um esforço de trocar tudo quanto seja ésses por zês e por cês com e sem cedilha. Nem um disléxico ansioso faria tão exímio trabalho.

Já nos tópicos abordados, nota-se um conhecimento abrangente da matéria, e uma cuidada selecção de um tema por disciplina para utilizar numa mesma frase, como acontece naquela em que o autor escreve espongiforme correctamente. Isto claro, foi um lapso.

Mas pronto. Não tivesse sido tão exagerada a diferença entre ortografia e construção, e teria achado piada.

Fica a reflexão, ainda que não a proposta pelo autor.

19 de Outubro de 2008 às 17:01

Parecem-me pontapés na gramática propositados. Talvez de um professor exasperado?!
E também tinha reparado no esforço aplicado para que o texto fosse fiel à "ignorância" que deambula por aí.
Mas deixo a quem fica a sugestão de reflexão :)
19 de Outubro de 2008 às 23:07

feedback
As histórias andam sempre aqui, a vagar pela mente...
Olha! a Praia Morena voltou :) Já tinha saudades d...
Passado um mês... sim, a vida merece pausas de si ...
Isso é bom! O importante é que se consiga ir volta...
Há dias em que por mais que se queira as coisas nã...
Olá "chato" :) (desculpa ter tomado a liberdade)Va...
:) estamos de volta? Gosto imenso!!! vou esperar p...
Este é o teu blogue pessoal, publicas e promoves o...
As mudanças fazem parte dos processos evolutivos, ...
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2009N575PODE HA...
pesquisar
 
baú
blogs SAPO